SAÚDE

HABE realiza atendimento com musicoterapia a paciente em cuidados paliativos

Projeto QUALI SISAU 100 tem trabalhado de forma sistêmica para promover atendimento acolhedor e mais humanizado
Publicada em: 08/08/2023 10:28
Imprimir
Fonte: HABE, por Tenente Gabrielle Emmi
Edição: Agência Força Aérea

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), sob a direção da Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, realizou, no dia 03/08, o primeiro atendimento com musicoterapia a um paciente internado. A ação foi gerenciada pela Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos, que faz parte do Projeto QUALI SISAU 100, apoiado pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA). Esse projeto visa sistematizar e padronizar o atendimento humanizado dentro do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), buscando bem-estar e recuperação dos pacientes que necessitam de atendimento multidisciplinar.

O Chefe da Divisão Médica do Hospital e Coordenador da Comissão, Major Médico Paulo Henrique Nunes Pereira explica que todo paciente que entra no hospital com uma condição de saúde ameaçadora à vida é acolhido pela Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos. "A Comissão busca descobrir aquilo que traz alegria e felicidade ao paciente, por meio de um prontuário afetivo, que colhe dados específicos como: animal de estimação, música, apelido que gosta de ser chamado e outras informações. Foi desta forma que descobrimos que a paciente gostava da banda Warilou e decidimos verificar se eles poderiam fazer uma apresentação para ela no leito”, afirmou.

A comissão, composta por médicos, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais, tem, desde o início do ano, trabalhado de forma sistêmica para trazer aos pacientes um atendimento acolhedor e ainda mais humanizado, em complemento ao que já é realizado pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do HABE.

A paciente Marília Lima de Noronha, de 63 anos, portadora de paralisia cerebral, teve uma resposta imediata de extrema felicidade ao receber em seu leito a visita da banda cantando suas músicas preferidas. “Essa atitude e dedicação da equipe de saúde em nos proporcionar esse momento demonstrou muito amor à minha irmã. Eu estou muito emocionada e agradecida a todos”, afirmou Mariza Lima Noronha, irmã e cuidadora da paciente.

As ações assistenciais no âmbito hospitalar estão em consonância com a missão e a visão do HABE, que visa proporcionar aos militares e seus dependes um atendimento holístico, priorizando a busca pelo acolhimento do paciente através dos valores de comprometimento, atenção e gentileza que são cultuados entres os militares da Organização Militar.

Fotos: Cabo Patrício / HABE